Elon Musk torna uso das patentes da Tesla Motors público

O bilionário Elon Musk – fundador do PayPal, que revolucionou as compras online; da SpaceX, empresa privada de vôos espaciais; e Tesla, empresa que produz carros elétricos – fez uma declaração curiosa no último dia 12 de Junho, ao afirmar que as patentes (por volta de 160) de sua empresa Tesla, englobando tecnologias de carros elétricos e baterias para tais, podem ser usadas livremente “em boa fé”. Parece uma manobra arriscada, mas no médio e longo prazo, pode fazer com que haja uma commoditização de tais tecnologias, e subsequente redução de preço e aumento da adoção das mesmas.

Ao continuar patenteando suas invenções, mas tornando seu uso público, Musk acaba por evitar trancá-las a sete chaves, ao mesmo tempo evitando uma abordagem open-source (onde todas as informações são livres para uso e criação). Deste modo, o magnata espera que haja uma drástica redução nos preços de componentes importantes, como a bateria (atualmente, responsável por 40% do preço de um veículo Tesla Model S), ao passo em que se darão avanços tecnológicos e a consequente ubiquidade dos mesmos. Musk espera que esse ato gere interesse por parte de outras empresas automobilísticas, ao mesmo tempo aumentando a adoção, avançando a tecnologia e trazendo retornos à própria Tesla, por meios de licenciamento cruzado.

Desse modo, Elon Musk prevê que estas atitudes façam com que a indústria automobilística – focando nos carros elétricos – se desenvolva como um todo, ao mesmo tempo em que façam com que sua empresa cresça e se torne referência.

 

Elon Musk e um Tesla Model S [Imagem: Bloomberg]

Fonte: Bloomberg

Tags:, ,