COMO EFETUAR UMA BUSCA DE MARCAS?
A Busca, é o procedimento do qual se verifica a existência ou não de um nome, marca ou expressão, registrados ou depositados anteriormente, para classe de atividade onde será solicitado o registro de marca que se pretende.
A busca efetua-se através do sistema gratuito informatizado conectado diretamente ao banco
de dados do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Uma busca completa efetuada por um profissional competente oferece não só os resultados obtidos junto ao INPI, como o resultado do cruzamento de dados e informações obtidas em bancos de dados particulares, o que oferece maior segurança e aproximação quanto à exatidão da busca.
Obs.: O acesso a bases de dados particulares, geralmente envolve custo.
*Este tipo de busca poderá ser acompanhado de um relatório, com nossa opinião profissional, sobre a conveniência do investimento que se pretende ao requerer-se como marca o nome em questão na busca. Assim o custo varia de acordo com a complexidade do nome ou expressão, sendo sempre aconselhável proceder ao maior número de opções (combinações de nomes possíveis) de buscas.
IMPORTANTE:
A MARGEM DE ERRO NAS BUSCAS EXISTE SEMPRE, MAS COMBINANDO DIFERENTES BASES DE DADOS, PODE SER AMPLAMENTE MINIMIZADA. RECOMENDAMOS QUE AS BUSCAS SEJAM EFETUADAS POR PROFISSIONAIS QUE REALMENTE CONHEÇAM A CLASSIFICAÇÃO DE MARCAS E SAIBAM COMO APLICÁ-LA. SÓ DESTA FORMA VOCÊ PODERÁ OBTER OS MELHORES RESULTADOS, VISTO QUE A CLASSIFICACÃO DO INPI NÃO É APRESENTADA E ATUALIZADA CONFORME A NOVA LEI DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL ATÉ O PRESENTE MOMENTO.
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Por que devo fazer uma busca?
A busca serve como base para traçar a estratégia de sucesso de uma nova marca. Uma nova marca implica numa série de investimentos, como o desenvolvimento de logotipos, papéis timbrados, etiquetas, notas fiscais, anúncios, embalagens, etc. Estes investimentos geram custos muito altos, portanto é muito importante saber quais são as chances de se ter uma marca concedida, evitando-se que no futuro o nome pretendido traga problemas com sua concorrência, obrigando-o a abandonar a marca que já era objeto de investimentos.
CLASSIFICAÇÃO
Classe é um conjunto de tipos de produtos ou serviços que guardam uma relação entre si, baseada na sua função, utilidade ou uso, agrupado de acordo com uma classificação aceita internacionalmente.
Atualmente o número de classes de marcas é de 45 e são coincidentes entre os países que firmam os acordos internacionais para este fim, conforme dita a Convenção da União de Paris.
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