Nintendo infringiu patentes da Philips, decide tribunal britânico

A empresa holandesa Philips ganhou um processo em um tribunal britânico em que alegava que a japonesa Nintendo havia infringido duas de suas patentes relativas ao reconhecimento de movimento e de mãos por dispositivo eletrônico – tecnologias utilizadas no console Wii, que a Nintendo lançou em 2006, assim como no Wii U, seu sucessor lançado em 2012.

Nintendo, a maior produtora de videogames do mundo, não violou uma terceira patente apresentada no processo, referente à modelagem de um corpo em um ambiente virtual, segundo o Juiz Colin Briss. A empresa não apresentou dados convincentes de modo a creditar que a conjunção sensores de movimento/câmeras de captura fizesse parte do estado da arte, segundo o Juiz. A Nintendo acredita que as patentes são inválidas e buscará apelar a decisão.

Segundo a empresa, “Nintendo está empenhada em garantir que esse julgamento não afeta as vendas contínuas de sua linha altamente aclamado de hardware de videogames, software e acessórios e prosseguirá ativamente todos os passos legítimos que sejam necessários para evitar interrupções no seu negócio”. O console Wii foi um sucesso de vendas, com mais de 100 milhões de unidades vendidas, porém seu sucessor, Wii U, apresenta dificuldades – desde seu lançamento em 2012, vendeu por volta de 6 milhões de unidades no mundo todo, e fez com que a Nintendo incorresse em três anos seguidos de prejuízo, o que nunca ocorreu antes com a empresa.

Tal decisão judicial pode chegar a influenciar casos semelhantes em tribunais nos EUA, França e Alemanha, porém a decisão cabe a cada jurisdição, segundo um porta-voz da Philips.

Nintendo Wii U

Fonte: Bloomberg

Imagem: Nintendo

Tags:, ,