Informação tecnológica

A informação tecnológica resume-se nos diferentes tipos de buscas que podem efetuar-se para obter conhecimento sobre tecnologias disponíveis ou patentes em geral, serve para orientação em pesquisas, teses e constitui-se uma excelente base de dados para novos investimentos na indústria.

Para uma empresa moderna a informação tecnológica é indispensável, tanto como ferramenta para pesquisa e desenvolvimento de produtos, como servindo de subsídio ao planejamento estratégico da empresa.

Entre as formas de informação tecnológica, a patente é considerada como a mais completa. Estudos realizados por diferentes centros de pesquisa ao redor do mundo, revelaram que 70% das informações contidas nestes documentos não são publicadas em qualquer outro tipo de fonte.

O que o INPI oferece?

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), conta com um acervo de mais de 25 milhões de documentos de patentes, e oferece serviços de informações a pesquisadores, empresas, universidades, centros de pesquisa e inventores sobre as principais tendências tecnológicas e fontes geradoras de tecnologias,

O Centro de Documentação e Informação Tecnológica do INPI oferece a qualquer interessado dois tipos de consultas: a busca informatizada e a busca manual.

Informação on line

A busca informatizada pode ser on line. Esta busca é efetuada nos principais bancos de da dos internacionais, como: Dialog (EUA), OrbitQuestei (França) e STN (Alemanha). Os três juntos abrangem 600 bases de dados com informações sobre praticamente todas as áreas de conhecimento.

Informação off line

O sistema de armazenamento de informações, por meio de CD-Rom serve como suporte na complementação de uma pesquisa. As principais bases são as dos escritórios americano, japonês e europeu de patentes. O novo sistema de consulta através de CD-Rom, permite que através de uma palavra-chave possam conhecer-se, além de resumos das patentes, dados bibliográficos como o nome do inventor e o país de origem.

Busca manual

A busca de informações pode ser também realizada diretamente e pessoalmente no Banco de Patentes do INPI de forma manual. A pesquisa pode ser feita pelo próprio usuário, com a orientação de um técnico do INPI ou realizada por especialistas, tais como advogados ou agentes da propriedade industrial, encarregados da definição do campo tecnológico e da análise das informações.

Onde pesquisar o fornecimento automático de informação

O Programa de Fornecimento Automático de Informação Tecnológica (Profint) é o mais importante serviço do INPI. Através de contrato, empresas e instituições nacionais ou estrangeiras, que desenvolvem atividades de pesquisa podem receber regularmente cópias de patentes de todos os países desenvolvidos. Ficando, assim, em dia com os mais recentes progressos em seu campo de atuação, tanto no Brasil como no exterior, não correndo o risco de consumirem esforços e valore elevados na busca de soluções já desenvolvidas.

Informações sobre o Profint e os outros tipo de buscas que o INPI oferece podem ser obtidas no seguinte endereço:

cedin@inpi.gov.br

ATENÇÃO:

Antes de efetuar uma busca veja algumas precauções:

Para efetuar uma busca de modo eficiente ou por conta própria, onde se obtenha exatamente o resultado visado que irá suprir as necessidades de conhecimento dentro de uma área de atuação tecnologia, é necessário ter conhecimentos mínimos sobre a classificação internacional de patentes. O conhecimento da sistematização adotada nos bancos de dados de patentes e tecnologia ao redor do mundo obedece regras preestabelecidas que facilitam a busca, aproximando o usuário ou pesquisador do resultado mais conveniente através de uma filtragem de dados.

Nos não nos responsabilizamos por buscas efetuadas sem nossa orientação específica ou pelo resultado de buscas efetuadas em qualquer um dos bancos de dados aqui mencionados, todavia podemos oferecer orientação para estes casos somente sob solicitação expressa dirigida ao nosso endereço, desta forma você saberá também nossas condições e garantias.

Não deixe de ver neste site:
BUSCA DE PATENTES
Se desejar, escreva sem compromisso para:
contato@portaldemarcasepatentes.com.br