Microsoft deixará de usar as marcas “Nokia” e “Windows Phone”

No começo deste ano, a gigante Microsoft completou a compra da divisão de celulares/tablets da finlandesa Nokia (não a empresa inteira, no entanto: a divisão de Mapas e a de redes móveis continuam independentes), adquirindo a empresa com o maior número de aparelhos rodando sua plataforma móvel, Windows Phone; efetivamente, obtendo controle do software, assim como do hardware (estratégia adotada pela Apple, por exemplo, no mercado de celulares). Ao que tudo indica, a empresa de Seattle está prestes a parar de lançar aparelhos sob a marca Nokia, assim como abandonar a nomenclatura de “Windows Phone”; passando a utilizar a marca própria (Microsoft) e unificando a nomenclatura dos sistemas Windows – de fato, em recentes materiais promocionais a empresa não mais o trata como Windows Phone, mas somente Windows. Apesar disso, a empresa pretende continuar a utilizar a conhecida marca Lumia para sua linha de aparelhos.

Após um recente movimento de unificação de seus softwares (entre Windows de computadores, de celulares e da divisão Xbox), onde um aplicativo programado para um formato passará a ser universal (funcionando nos três mencionados acima), faz sentido o uso da nova nomenclatura por parte da Microsoft. Ademais, o lançamento de smartphones sob sua própria marca visa estabelecer sua importância neste concorrido mercado, no qual o sistema WIndows encontra-se em um distante terceiro lugar (atrás do duopólio iOS-Android).

A transição marca uma nova página para a empresa, e os aparelhos Lumia 830 e Lumia 730 talvez sejam os últimos celulares a serem lançados pela marca Nokia.

 

 

Fonte: Engadget

Imagem: nowhereelse.fr

Tags:,