Microsoft deixará de usar as marcas “Nokia” e “Windows Phone”

No começo deste ano, a gigante Microsoft completou a compra da divisão de celulares/tablets da finlandesa Nokia (não a empresa inteira, no entanto: a divisão de Mapas e a de redes móveis continuam independentes), adquirindo a empresa com o maior número de aparelhos rodando sua plataforma móvel, Windows Phone; efetivamente, obtendo controle do software, assim […]

Índice de Desenvolvimento de Patentes (IDP) – por Clara López Toledo Corrêa

Uma das formas de medir o índice desenvolvimento de um país está relacionada ao número de patentes depositadas dentro de um território, isso ocorre, pois tais objetos ou procedimentos giram a indústrias e a economia local e do País contribuindo para o seu desenvolvimento. Simplificando o raciocínio temos o seguinte: quanto mais possibilidades (taxas baixas, […]

Pedidos de patentes alcançam volume recorde em 2013

O número de pedidos de patentes sob o PCT (Tratado de Cooperação internacional de Patentes) em 2013 atingiu número recorde, atingindo 205300 pedidos, um crescimento de 5.1% em relação ao ano anterior. Liderando esta estatística estão a China, com um estrondoso crescimento de 15.6%, os Estados Unidos, com um crescimento substancial (de 10.8%), o maior […]

Corte estadunidense rejeita proteção de famosa “selfie” de macaco

Há algumas semanas, a Wikimedia Group (dona do site Wikipédia) revelou seu primeiro relatório de transparência, onde liberou informações sobre pedidos de edição de conteúdo, volume de visitas, e outras curiosidades. Talvez a maior – e mais infame – delas se trata de uma foto; uma selfie (foto de si) tirada por um macaco (da […]

Uma bandeira branca na “Guerra de Patentes” norte-americana

Surge uma nova (e controversa) arma das empresas na (bem-documentada e bastante discutida, inclusive neste blog) chamada “Guerra de Patentes” estadunidense – esta especialmente feroz na indústria de eletrônicos. Em Setembro de 2012, foi criado nos EUA o Conselho de Julgamento e Recurso de Patentes (Patent Trial and Appeal Board), com o objetivo de ajudar […]

A importância de uma marca – por Clara López Toledo Corrêa

Qual a importância da marca para um negócio? Uma boa marca pode ser um indicativo de bons negócios futuros. Os empresários realmente avaliam a importância estratégica de uma marca? A marca é tão importante para um negócio quanto uma estrutura física: máquinas, móveis, etc. é para um comércio ou indústria. Ambos são propriedades, ambos agregam […]