Apple e Google declaram “trégua” em batalhas de patentes

Em uma atitude surpreendente, as empresas Apple e Google (ferozes competidores no mercado de sistemas operacionais móveis) decidiram pôr fim a uma longa batalha nos tribunais, sobre patentes; batalha iniciada em 2010 quando a Motorola Mobility processou a Apple, e esta contra-atacou com outro processo, resultando em um litígio desde então.

 

Com a compra da Motorola Mobility feita pelo Google em 2012 (valorada em US$12,5 bilhões), este acabou por “herdar” os litígios correntes. Parte da razão da compra foi pelo extenso portfólio de patentes que a Motorola Mobility (que, afinal, inventou o telefone celular) possuía, o que veio a garantir alguma proteção contra litígios.

 

Até a sexta-feira dia 9, Apple e Google tinham cerca de 20 processos entre si, em tribunais nos EUA e na Alemanha. Com esta “trégua”, as duas empresas, em comunicado conjunto, afirmaram que cessaram os litígios, mas que isto não significa que farão qualquer licenciamento de patentes entre si; mas trabalharão em conjunto para que haja uma reforma em algumas áreas do sistema de patentes estadunidense.

É importante lembrar que esta “trégua” nada tem a ver com o litígio da Apple com a Samsung, apesar de Google ser mencionado frequentemente, pois criou o sistema operacional Android – sistema do qual a Samsung apresenta-se como o maior fabricante de aparelhos.

 

Fonte: The Wall Street Journal

Tags:,